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quarta-feira, 6 de junho de 2012

Obras de José Carlos Libaneo "Didática"



O livro Didática de José Carlos Libânio tem como objetivo mostrar que:”A didática é o principal ramo de estudos da pedagogia,ela investiga os fundamentos,condições e modas da realização da instrução e do ensino.A mesma cabe converter objetivos sócios políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função destes,estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem,tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos”.Para Libaneo pg.25 a didática é de fundamental importância para a formação docente em suas praticas e metodologia de ensino,para o autor existem duas dimensões que fazem parte do processo de formação do docente: A teoria cientifica formada de conhecimento de filosofia e sociologia e  o técnico - pratica que inclui métodos, investigações e didática.A didática esta ligada diretamente a outros campos do conhecimento e busca por meio da reflexão critica dos conteúdos, definir o ato educativo e as transformações que envolvem a realidade social.
Segundo Libanio  a didática engloba conhecimento de varias disciplinas dentre elas, psicologia da educação,sociologia da educação e filosofia entre outras áreas , afim de explicar o ato e a forma do aprender.È importante relatar que a ciência que investiga a teoria e a pratica da educação nos seus vínculos com a prática social e global é a pedagogia,sendo a didática uma disciplina que estuda os objetivos,os conteúdos e os métodos de ensino que são designados a cada instituição.A didática em sua historia estão ligados ao surgimento do ensino,desde a antiguidade clássica já temos registro das diversas formas pedagógicas de ensino em escolas e mosteiros,porém a didática aparece em obra em meados do século XVII com João  Amos Comenio  ao escrever a primeira obra sobre a didática “A didática magna”a partir daí muitos outros estudiosos passaram a abordar sobre a didática em seus livros.
  Nos últimos anos a didática vem sendo alvo de muita pesquisa sobre a sua historia, suas lutas, com isso as tendências pedagógicas foram classificadas em duas correntes a de cunho liberal e as de cunho progressivistas. Há muitas diferenças entre ambas: A tradicional vê a didática como uma disciplina normativa com regras e procedimentos que não podem ser quebrados, o professor é apenas um transmissor de conteúdos, sendo visto como o centro e o aluno como um sujeito passivo, que não tem a liberdade de expressão. Já o de cunho progressivista o aluno é o sujeito deste processo,o professor deve oferecer condições favoráveis para estimular o interesse dos alunos.Através de suas estratégias, dinâmicas e sua didática em sala de aula,é que era determinado  o desenvolvimento de cada aluno.
      O magistério se caracteriza nas atividades de ensino das matérias escolares criando uma relação recíproca entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem) criar esta unidade entre ensino e aprendizagem é o papel fundamental dos processos de ensino na escola, pois as relações entre alunos, professores e matérias são dinâmicas.A aprendizagem esta presente em qualquer atividade mana seja casual ou especifica,podemos aprender de diversas formas,tanto em atividades casuais,quanto na escola.Esta claro que o acumulo de informações advindas de cursos,seminários etc. não tem sido eficazes em levar o professor a refletir e conseqüentemente renovar sua pratica,este esquema tradicional de formação do magistério encara o professor como alguém que tem pouco a dar,mais que por outro lado tem muito o que aprender.A suposição é que a interferência em sua formação previa garantirá por si só a atuação afetiva em sala de aula e só assim garantira ao aluno uma aprendizagem mais significativa.È muito importante que o professor saiba planejar suas aulas para que as mesmas tornem-se mais dinâmicas e divertidas.
Segundo( Libanio p.222) “A ação de planejar,portanto se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo ;é antes, a atividade consciente  de previsão das ações docente,fundamentadas em opções político pedagógicos,e tendo como referencia permanente as situações didáticas concretas(isto é a problemática social econômica,política e cultural que envolve a escola,os professores os alunos os pais , a comunidade,que interagem no processo de ensino.”
A avaliação por ocorrer também durante o processo de ensino e aprendizagem possibilita ao professor o conhecimento de como o aluno aprende; infelizmente ainda hoje predomina nas escolas a cultura dos exames ou testes para perceber e determinar o grau de alcance de cada educando, é muito importante que os professores sejam criteriosos nesse processo de avaliação, pois os alunos devem ser avaliados do inicio ao final em todo processo pedagógico, levando em conta o desenvolvimento de cada aluno.  
Este trabalho é resultado de um estudo minucioso que foi muito interessante para nós, onde pudemos ter um melhor conhecimento sobre José Carlos Libâneo e seu livro “Didática”, que através do mesmo, ele nos mostra que para o estudo da pedagogia a didática é extremamente importante, pois através dela podemos investigar os fundamentos para se tiver uma realização da instrução do ensino. Contudo temos percebido que a didática vem sendo muito pesquisado ultimamente e através de suas estratégias o desenvolvimento de cada aluno será determinado.  A partir daí o professor poderá avaliar o mesmo, uma vez que o processo de ensino facilita a ele o conhecimento do aprendizado do seu aluno.
Baseando em dados da realidade o livro refere a aprendizagem escolar como uma atividade que deve ser bem planejada e não de forma espontânea . Com isso o autor refere-se ao ensino como fundamental no desenvolvimento de cada individuo.





REFERÊNCIA:
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educativas e profissão docente / José Carlos Libâneo. – 6. ed.- São Paulo : Cortez, 2002.
TEMA CENTRAL:
O tema central do texto circunda em torno de argumentos a favor do papel que a escola impõe na sociedade, sendo que essa se encontra cada vez mais informatizada. Nesse ponto destaca se a importância da função do professor, pondo em foco suas habilidades em relação os meios tecnológicos e científicos que facilitará para o desenvolvimento intelectual de seus alunos, criando assim profissionais mais eficientes para o mercado de trabalho.
OBJETIVO:
Metodologicamente, o material em estudo reflete como objetivo destacar as mudanças ocorridas pedagogicamente em relação as inovações tecnológicas em sala de aula, e como essas influenciam na aprendizagem dos alunos capacitando-os em uma melhor qualificação profissional.
IDÉIAS QUE O AUTOR DEFENDE:
O autor apresenta idéias para uma melhor qualidade de oferta dos serviços educacionais, apresentando um conjunto de objetivos para esse melhoramento. Entre essas idéias destacam as seguintes: Preparação para o mundo de trabalho, onde o aluno se interage com os meios tecnológicos voltados para o mercado, tratando se de uma escola unitária; formação para a cidadania crítica, visando educar indivíduos críticos e aptos a luta pela justiça social.
A idéia de escola também é repensada segundo o autor, para isso é necessário que se crie o pensamento de que a educação não só acontece na sala de aula, a educação acontece em todos lugares.
A atuação dos professores também é repensada, criando assim novas atitudes para o corpo docente, entres essas estão: o compromisso de assumir a mediação do aluno com a disciplina e seus procedimentos de aprendizagem; buscar o esforço dos educandos no empenho críticos dos conteúdos; promover a comunicação e a interação no trabalho da sala de aula; reconhecimento de novas metodologias para a aplicação de conteúdos, englobando assim as novas tecnologias.
CITAÇÕES QUE MERECEM DESTAQUE:
[...] Muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos. (LIBÂNEO,2002, p.14).
[...] Há uma tendência de intelectualização do processo de produção implicando mais conhecimento, uso da informática e de outros meios de comunicação, habilidades cognitivas e comunicativas, flexibilidade de raciocínio etc. (LIBÂNEO, 2002, p.15)
[...] as mudanças são consideráveis e afetam não apenas a sociedade de um modo geral, como a nossa vida cotidiana. (LIBÂNEO, 2002, p.17).
[...] O novo professor precisaria, no mínimo, de adquirir sólida cultura geral, capacidade de aprender a aprender, competência para saber agir na sala de aula, habilidades comunicativas, domínio da linguagem informacional e dos meios de informação, habilidade de articular as aulas com mídias e multimídias. (LIBÂNEO, 2002, p.28).
Uma mudança de atitude dos professores diante da rigidez da organização disciplinar implica compreender a pratica da interdisciplinaridade em três sentidos: como atitude, como forma de organização administrativa e pedagógica da escola, como pratica curricular. (LIBÂNEO, 2002, p.32).
A escola continuará durante muito tempo dependendo da sala de aula, do quadro negro, dos cadernos. Mas as mudanças tecnológicas terão um impacto cada vez maior na educação escolar e na vida cotidiana. (LIBÂNEO, 2002, p. 40).
O professor precisa juntar a cultura geral, a especialização disciplinar e a busca de acontecimentos conexos com sua matéria, porque formar o cidadão hoje é, também, ajudá-lo a se capacitar para lidar praticamente com noções e problemas surgidos nas mais variadas situações, tanto do trabalho quanto sociais, culturais, éticas. (LIBÂNEO, 2002, p.43).
APRECIAÇÃO DO LEITOR SOBRE O TEXTO:
O leitor enquanto sujeito critico tem em suas mãos ao ler tal construto teórico uma gama de informações que representam a funcionalidade do papel que a escola e o professor exerce diante a sociedade, enfrentando os desafios da modernidade e inovação tecnológica. É retratado no texto o profissionalismo exigente cada vez mais ao ingresso no mercado de trabalho ao qual encontra muito mais informatizado.
As idéias apresentadas pelo autor são de grande relevância para que se possa construir uma melhor qualidade educacional, considerando que há um grande interesse de resgatar a profissionalidade do educador para fortalecer a formação de indivíduos.
Vê se então que o autor teve a pretensão de contribuir para a questão moral e competência do professor.





Um comentário:

 

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