Pages

Ads 468x60px

Publicidade

domingo, 6 de maio de 2012

Biografia Dermeval Saviani


        


Dermeval Saviani,  nasceu em Santo Antonio de Posse, município de Mogi Mirim no Estado de São Paulo. Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP,1971, e livre-docente em história da educação ( UNICAMP, 1986), tendo realizado ‘estágio sênior” na Itália em 1994-1995.
De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967,  professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCAR, PUC-SP e UNICAMP, professor titular colaborador da USP(Campus de ribeirão Preto) e sócio-fundador da ANPED, CEDES, ANDE,CEDEC e SBHE (Sociedade Brasileira de História d Educação), da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da UNICAMP o prêmio Zeferino Vaz de produção científica. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil.”
Em 2008, vence o prêmio Jabuti na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com o livro História das idéias pedagógicas no Brasil. 
        Saviani é grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país, a exemplo da transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade, acompanhando, além das transformações sociais, as transformações na história da educação brasileira, acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no dia-a-dia, e teve uma visão progressista sobre a educação. Ele foi o fomentador da teoria histórico-crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.

         Os acontecimentos políticos e os eventos históricos que fazem parte da história do país e que direta ou indiretamente marcaram a educação brasileira, sempre estiveram presentes no pensamento de Saviani, que em todas suas obras, preocupou-se em analisar a prática educacional inserida num processo político-social, mas sempre com uma visão de organicidade do pensar sobre a ação e sob uma ótica global.
    





Um comentário:

 

Sample text

Sample Text

Sample Text