Dermeval Saviani, nasceu
em Santo Antonio de Posse, município de Mogi Mirim no Estado de São Paulo.
Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação
(PUC-SP,1971, e livre-docente em história da educação ( UNICAMP, 1986), tendo
realizado ‘estágio sênior” na Itália em 1994-1995.
De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde
1967, professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de
Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador
de pós-graduação na UFSCAR, PUC-SP e UNICAMP, professor titular colaborador da
USP(Campus de ribeirão Preto) e sócio-fundador da ANPED, CEDES, ANDE,CEDEC e
SBHE (Sociedade Brasileira de História d Educação), da qual foi o primeiro
presidente. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério
da Educação e recebeu da UNICAMP o prêmio Zeferino Vaz de produção científica.
Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito
da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas
“História, Sociedade e Educação no Brasil.”
Em 2008, vence o prêmio Jabuti na categoria Educação, Psicologia
e Psicanálise com o livro História das idéias pedagógicas no Brasil.
Saviani é grande educador que vivenciou um
período de mudanças no nosso país, a exemplo da transição na educação durante a
consolidação do período democrático que vivemos na atualidade, acompanhando,
além das transformações sociais, as transformações na história da educação
brasileira, acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no
processo educacional refletiram no dia-a-dia, e teve uma visão progressista
sobre a educação. Ele foi o fomentador da teoria histórico-crítica que também é
conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal
relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a
inclusão social do educando.
Os acontecimentos
políticos e os eventos históricos que fazem parte da história do país e que
direta ou indiretamente marcaram a educação brasileira, sempre estiveram
presentes no pensamento de Saviani, que em todas suas obras, preocupou-se em
analisar a prática educacional inserida num processo político-social, mas
sempre com uma visão de organicidade do pensar sobre a ação e sob uma ótica
global.
Faltou a foto!
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